Justiça nomeia nova direção para o Hospital São Luiz Gonzaga; Jairo Cruz assume presidência da comissão interventora.

O Poder Judiciário de Sergipe nomeou nesta terça-feira (4) a nova composição da Comissão Interventora que irá administrar o Hospital São Luiz Gonzaga, em Itabaianinha. A decisão, assinada pela juíza Márcia Maria Luviseti, destitui os antigos membros da comissão e declara nula a eleição interna que havia sido realizada para escolha de novos diretores — considerada “ilegal” e “sem respaldo jurídico”.

O novo presidente da comissão interventora é Jairo Cruz dos Santos, que assume oficialmente a gestão do hospital ao lado de Waltenis Braga Silva Júnior, nomeado diretor técnico, e Deigirlaine Ribeiro da Silva, como diretora administrativa e financeira.

A nomeação atende ao acordo firmado entre o Município de Itabaianinha e o Governo do Estado de Sergipe, que têm a responsabilidade conjunta sobre a administração da unidade hospitalar desde a intervenção judicial decretada em 2005.

Segundo a juíza, o ato de realizar uma eleição interna para cargos da comissão — sem a ciência do Juízo ou respaldo legal — foi considerado grave e incompatível com o contexto da intervenção. “Causa estranheza e indignação a postura desrespeitosa de se realizar uma eleição para compor os cargos de uma comissão interventora”, declarou.

Ainda segundo a decisão, os membros removidos deverão prestar contas no prazo de 30 dias, permanecer nos cargos até a posse da nova equipe e manter contato aberto para repasse de informações. O novo grupo, por sua vez, terá 10 dias para apresentar a documentação exigida e deverá, no prazo de 30 dias após a posse, entregar um plano de trabalho com metas para encerramento da intervenção.

A intervenção, que já dura quase 20 anos, foi prorrogada por mais 12 meses. O Judiciário também determinou que a nova gestão apresente relatórios trimestrais de andamento, visando o cumprimento das metas estabelecidas.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *