Após 33 horas de viagem, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju, Dilermando Garcia Ribeiro Júnior, retornou à capital sergipana no início da noite deste sábado (21), após participar de uma missão internacional em Israel marcada por tensões geopolíticas e ataques aéreos na região.
Dilermando integrava uma comitiva de representantes de várias cidades brasileiras, convidada pelo governo israelense para um evento voltado ao desenvolvimento econômico e à inovação. No entanto, a viagem foi interrompida após o agravamento do conflito entre Israel e Irã, que resultou em bombardeios e movimentações militares. O secretário chegou a se abrigar em um bunker durante os ataques.
A recepção no Aeroporto Internacional de Aracaju foi marcada por emoção. Dilermando foi recebido com aplausos por familiares, colegas de trabalho e pela prefeita Emília Corrêa (PL).
“Cada passo que a gente dava era uma alegria, um alívio. Mas nada é melhor do que voltar à nossa terra, reencontrar a família, os amigos e sentir todo o apoio que recebemos nesse período. Sou muito grato por todas as orações e mensagens. Me sinto abençoado por ter passado por isso e voltado com aprendizado, sem arrependimentos”, declarou o secretário, visivelmente emocionado.
A comitiva brasileira deixou Israel na última quarta-feira (18), cruzando a fronteira para a Jordânia por transporte terrestre. De lá, embarcaram para o Catar e, em seguida, para São Paulo, encerrando a jornada nesta semana.
Dilermando estava na cidade de Kfar Saba, na região central de Israel, desde o dia 10 de junho, quando começou a missão oficial. A visita foi interrompida após uma escalada militar. Segundo balanços oficiais, o confronto entre Israel e Irã já deixou mais de 240 mortos. O Irã chegou a lançar mísseis balísticos contra território israelense, enquanto o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, classificou as ações de Israel como “um grande erro” que provocou uma guerra.