Suspeita de fraude no INSS leva milhares de pensionistas aos Correios em Sergipe
Cerca de 4 mil pensionistas já procuraram agências dos Correios em Sergipe para verificar se foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios previdenciários. A mobilização ocorre após a descoberta de um esquema fraudulento envolvendo cobranças ilegais vinculadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nas agências, os beneficiários têm acesso a uma consulta no sistema do INSS que confirma se houve ou não descontos não autorizados. Em caso positivo, é possível registrar uma contestação formal, que será analisada pelo órgão competente.
Na capital, Aracaju, além da Agência Central, localizada no Calçadão da Rua Laranjeiras, o atendimento também está disponível nas seguintes unidades:
- Agência da Rua Acre (Siqueira Campos);
- Agência da Avenida Adélia Franco;
- Agência do Terminal Rodoviário Gov. Rollemberg Leite;
- Agência no CEAC do Shopping Riomar;
- Agência do Aeroporto;
- Agência Aerton Macedo (Conjunto Orlando Dantas).
Segundo investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF), o esquema criminoso envolvia o pagamento de propina a servidores públicos, uso de associações fictícias e atuação de lobistas para efetuar os descontos de forma fraudulenta. Ao todo, 14 associações estão sendo investigadas.
A Justiça Federal já determinou o bloqueio de R$ 119 milhões em bens de oito empresas e nove suspeitos. A decisão atende a ações cautelares protocoladas pela Advocacia-Geral da União (AGU), das quais cinco já foram acatadas.
Em Sergipe, a operação resultou na prisão de duas pessoas e no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão.