A Igreja Católica tem um novo pontífice. O Vaticano anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (8), que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 67 anos, foi escolhido como o 267º papa da história. Ele é o primeiro norte-americano a assumir o posto e era considerado um dos nomes mais próximos do papa emérito Francisco. Ao ser eleito, optou por adotar o nome de Leão XIV.
A apresentação do novo papa aconteceu por volta das 14h10 (horário de Roma), direto da Sacada da Sala da Bênção, na Basílica de São Pedro, feita pelo cardeal Dominique Mamberti, o primeiro dos cardeais diáconos. Antes de anunciar o nome, ele seguiu o protocolo tradicional: caminhou até a sacada, fez uma breve pausa e declarou o famoso “Habemus Papam”.
“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um Papa! O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor Robert Francis Prevost, cardeal da Santa Igreja Romana, que escolheu para si o nome de Leão XIV”, proclamou Mamberti.
A Praça de São Pedro estava tomada por fiéis de vários países, como Brasil, Espanha, Argentina e México, que agitavam bandeiras e esperavam ansiosamente pela fumaça branca e pelo anúncio oficial. A celebração ganhou o mundo e marcou o início de uma nova era na liderança da Igreja Católica.