Sergipe é destaque em qualidade de vida, segundo IPS Brasil
Divulgada nesta quinta-feira (29), a 2ª edição do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil posiciona Sergipe como o 2º estado do Nordeste com melhor qualidade de vida e o 12º no ranking nacional. O estado superou a média brasileira em áreas como Nutrição, Cuidados Médicos Básicos, Meio Ambiente, Direitos Individuais e Inclusão Social.
O estudo, que avalia todos os municípios e estados do país, é considerado uma importante ferramenta para orientar políticas públicas e ações sociais. Aracaju aparece em 14º lugar entre as capitais, liderando ao lado de São Francisco o ranking dos municípios sergipanos. Também se destacam Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Cedro de São João e Carmópolis.
Segundo o secretário de Planejamento de Sergipe, Julio Filgueira, o resultado reflete os investimentos do Governo do Estado em áreas essenciais como saúde, educação, segurança alimentar e geração de empregos. Programas como o Prato do Povo, CMais Inclusão, Opera Sergipe e Enxerga Sergipe têm contribuído para melhorias significativas no bem-estar da população.
Além disso, o estado atingiu um marco histórico com mais de 344 mil empregos formais, de acordo com o Caged, e tem investido fortemente na educação com reforma de escolas, ampliação do ensino integral e ações de apoio psicossocial.